CPA cadastra prestadores de serviços

O profissional autônomo que precisa de oportunidades de trabalho pode procurar a Central do Profissional Autônomo (CPA), da Agência do Trabalhador de Curitiba. A unidade faz o elo entre quem procura profissionais habilitados para um serviço de curta duração e a mão-de-obra.

A central funciona como um banco de talentos. Os cadastrados possuem comprovação de experiência na área onde atuam e referências de serviços e pessoais.

Segundo Adriana Porto, gerente de atendimento da CPA, fazem parte do cadastro profissionais de praticamente todos os segmentos. “Temos desde advogados até zeladores”, explica.

O encaminhamento feito pela central garante renda para os trabalhadores autônomos e muitas vezes pode significar a independência. Por meio da central, uma diarista, por exemplo, pode conseguir trabalhos em diferentes casas na semana e manter esta rotina.

A partir daí, ela não precisa mais do encaminhamento da CPA para conseguir atividade. “Nada impede que, quando precisar, este profissional volte para a agência”, comenta Porto. Nos últimos dias, houve um aumento na procura por pedreiros. Muitas casas sofreram danos após as fortes chuvas das últimas semanas e surgiu esta demanda.

O profissional autônomo interessado em se cadastrar no CPA deve comparecer na Agência do Trabalhador (Rua Pedro Ivo, 744) com cópias e originais do RG, CPF, título de eleitor, reservista, comprovante de residência e carteira de trabalho (cópia da página com foto, registro e PIS).

O candidato também precisa apresentar uma carta de recomendação e três números de telefones para referências. Se aprovado, o profissional recebe todas as orientações necessárias.

“Não ensinamos a profissão, mas a fazer o serviço com qualidade, a negociar um bom trabalho e não perder oportunidades. O profissional pode ser autônomo por opção e isto não significa que ele esteja irregular”, afirma Porto. Os interessados em solicitar o serviço de um autônomo pode ligar para (41) 3883-2244 ou ir até a agência. O atendimento acontece entre 7h30 e 16h30.

Quando aparece a demanda, o profissional cadastrado é convocado por telefone e se apresenta o mais rápido possível na CPA. Ele leva uma carta de encaminhamento a quem solicitou o serviço. Após o trabalho, quem contratou faz uma avaliação sobre o autônomo. Somente as pessoas com boas avaliações permanecem no cadastro.

Se você tiver críticas ou sugestões, envie um e-mail para economia@oestadodoparana.com.br.

Voltar ao topo