Copel vai estudar desperdícios

As indústrias paranaenses atendidas em alta tensão pela Copel (13.800 Volts ou mais) têm até esta sexta-feira (28) para se habilitar a receber da Companhia, a custo zero, um diagnóstico completo sobre o uso eficiente da eletricidade em suas instalações. A Copel fará 20 levantamentos que apontarão ao consumidor o potencial de conservação de eletricidade na sua planta industrial e ainda sugerirão medidas para combater o desperdício, racionalizando o peso do insumo eletricidade nos custos de produção.

No ato da inscrição, os interessados devem entregar respondido à Copel um questionário apresentando em detalhes o perfil energético da unidade consumidora. Será com base nessas informações que os técnicos da concessionária vão poder analisar e avaliar o potencial de redução do desperdício de cada indústria inscrita.

Os cem formulários que apresentarem os melhores potenciais de ganhos de eficiência vão ser selecionados para a etapa do pré-diagnóstico energético, e desta centena de candidatos sairão as 20 indústrias que serão examinadas em detalhes para a formulação do Diagnóstico Energético.

O presidente da empresa, Paulo Pimentel, explicou que o objetivo da Copel com esse projeto é estimular o uso eficiente e produtivo da energia elétrica entre as indústrias, fato que só traz conseqüências positivas. “O desperdício onera o produtor, que pagando mais pela energia vê reduzida sua capacidade de competição e, por isso, acaba produzindo menos e empregando menos”, detalhou. “E a necessidade de investir em novas usinas é um ônus que acabará recaindo sobre toda a sociedade pois a energia útil custa o mesmo que a energia desperdiçada para ser produzida.”

O projeto Diagnóstico Energético em unidades consumidoras atendidas em alta tensão é uma das ações da Copel destinadas a promover a racionalização e o bom uso da energia elétrica. Para mais informações, os interessados podem telefonar para (41) 331-2679 ou 331-2710, acessar a página da Copel na internet www.copel.com ou escrever para o e-mail: denergetico@copel.com

Voltar ao topo