Consumidor está mais reticente com a economia do País

Brasília – A confiança do consumidor na economia do País diminuiu de março para abril deste ano. De acordo com resultados da Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 1,9% no período.

A variação negativa foi menor, no entanto, do que a registrada no mês de março (2,8%). Considerando os últimos 12 meses fechados em abril, o índice variou 2,1%, taxa superior aos 0,7% apurados em março para esta comparação.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, em abril houve melhora das avaliações a respeito da situação atual e piora nas expectativas para os próximos meses. O quesito decisivo para a variação negativa do índice foi o que aborda a perspectiva dos consumidores sobre a melhora das condições econômicas em suas cidades.

O percentual de pessoas que aposta na melhora da situação econômica local diminuiu de 31,5% para 23,7%, enquanto o grupo que prevê piora foi ampliado de 6,4% para 9,6%.

Entre os quesitos relacionados ao presente, aumentou, de 7,1% para 9,9%, a proporção de consumidores que consideram boa a situação econômica de sua cidade, enquanto recuou, de 45,9% para 42,7%, o percentual dos que a avaliam como ruim.

Voltar ao topo