Fiep

Conselho de Cidadania Empresarial expande atuação

A instalação de novos conselhos nas cidades de Londrina, Cascavel e na região dos Campos Gerais e uma maior aproximação com escolas, universidades, indústrias e organizações são as principais estratégias de expansão do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) para ampliar as ações de responsabilidade social corporativa. Iniciativa da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o CPCE foi criado em 2004. Nesta quinta-feira (07), o Conselho apresentou seu novo planejamento estratégico durante o 4º Congresso Nós Podemos Paraná, que acontece em Curitiba e tem como tema central Participação Cidadã: Voluntariado e os Objetivos do Milênio.

“Desde sua criação, em 2004, o CPCE é um espaço no qual as organizações podem compartilhar ações e intenções para um mundo melhor”, disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, durante a abertura do encontro. Rocha Loures prestou uma homenagem ao presidente executivo do CPCE, Victor Barbosa, pela dedicação e trabalho em prol da responsabilidade social corporativa. Também participaram da reunião o diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes, o diretor superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares e o presidente de honra do CPCE, Mário De Mari.

“O CPCE permite que sociedade e empresas se unam pela causa da cidadania e da responsabilidade social corporativa. Percebemos atualmente que os diretores das organizações estão conhecendo cada vez mais o CPCE e o trabalho desenvolvido junto com o Sistema Fiep, comprometido com a cidadania”, destacou Fernanda Rocha, coordenadora do núcleo executivo do Conselho.

Implantado primeiramente em Curitiba, o CPCE teve sua segunda unidade instalada em Maringá no ano passado. “Em apenas um ano a cidade já conta com 61 instituições envolvidas e 59 conselheiros cadastrados. As empresas que participaram do conselho humanizam suas atividades e só ganham com isso, formando pessoas melhores e realizando trabalhos com qualidade”, destaca a conselheira do CPCE em Maringá, Cleide Tono Freitas Noronha.

Outra ação apresentada durante o encontro foi o trabalho de redefinição da missão, visão, objetivos e metas para o fortalecimento dos quatro núcleos de trabalho que congregam o CPCE: Núcleo de Indústrias e Sindicatos; Núcleo de Comércio, Serviço e Apoio ao Desenvolvimento; Núcleo de Organizações do Terceiro Setor e Núcleo de Instituições Educacionais.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Kraft Foods Brasil, Isabela Lima, o CPCE congrega troca de idéias, conhecimento e forças para ações sustentáveis no Paraná. “A iniciativa é muito rica, auxiliando a difusão do voluntariado empresarial, unindo todos os setores da sociedade, possibilitando parcerias e novas oportunidades de ações”, afirma.

Para a gestora do programa de voluntariado empresarial da Itaipu Binacional, Lilian Paparella, o trabalho realizado pelo CPCE e que vai se expandir com novos conselhos contribui com o desenvolvimento da sociedade. “A troca de experiências é muito importante e tudo que é compartilhado em prol de um objetivo comum, fortalece nossa sociedade”, disse.

Com informações da Fiep.