Congresso precisa de plano contra déficit, diz Bernanke

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, afirmou em depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos EUA que o Congresso precisa elaborar um plano para reduzir a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) do país como uma forma de lidar com os crescentes problemas de déficit que a nação enfrenta.

Uma necessidade “é cortar (o orçamento federal) o suficiente para que a relação entre a dívida e o PIB pare de subir, porque atualmente ela está subindo de modo relativamente rápido”, disse Bernanke. “Se nós conseguirmos estabilizar isso (…) nós poderemos aumentar a confiança em nosso governo e em nossas políticas fiscais”, afirmou.

Embora reconheça que o Congresso não pode resolver a questão do orçamento em um ano, Bernanke destacou que os legisladores precisam avançar e delinear um plano confiável para o crescimento sustentável. Bernanke disse que uma das maiores preocupações do Fed é que, se o déficit federal continuar em um caminho insustentável, os EUA enfrentem um forte aumento nas taxas de juros que pagam sobre o dinheiro que pegam emprestado para financiar o orçamento.

De acordo com o mais recente orçamento proposto pela Casa Branca, a relação entre dívida e PIB será estabilizada nos próximos anos. O Fundo Monetário Internacional (FMI), no entanto, tem sido crítico ao que chama de hipóteses exageradamente otimistas do governo dos EUA. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo