Concessionárias aumentam as vendas

As concessionárias Ford Slaviero e Metropolitana fecham as vendas de julho com o maior crescimento do ano. Apesar da retração na economia brasileira, principalmente na segunda quinzena do mês, as revendas tiveram pelo menos dois grandes motivos para comemorar o balanço: o sucesso do modelo Fiesta 2003 e a saída da concessionária Olsen, que detinha cerca de 40% do mercado de automóveis Ford em Curitiba.

As três lojas da Olsen na capital estão fechadas desde 8 de junho. Enquanto a montadora não anuncia a entrada de um novo distribuidor na cidade, a Slaviero e a Metropolitana passam a atender toda a demanda da região, com uma divisão homogênea do mercado.

De acordo com o gerente de vendas da Slaviero, Antônio Carlos Silva, a saída de uma concessionária poderia representar a queda da Ford na participação do mercado paranaense. “Porém, com o lançamento do novo Fiesta, as vendas estão surpreendendo até mesmo os distribuidores”, revela.

Para o diretor da Metropolitana, Sérgio Zardo, a previsão é um aumento de 50% nas vendas de junho, em relação ao mês anterior. “O novo Fiesta foi o maior lançamento da Ford dos últimos anos”, afirma. Lançado em meados de maio, o modelo já representa mais da metade das vendas das concessionárias curitibanas.

Com isso, as duas revendas também devem absorver alguns funcionários que trabalhavam na Olsen. No total, cerca de 120 pessoas foram demitidas com o encerramento das atividades da companhia.

Diante desse panorama, a Ford fica representada em Curitiba por dois distribuidores, sendo que a Metropolitana atua com uma loja próxima ao Parque Barigüi, com estrutura para veículos novos, usados e oficina. Já a Slaviero possui três sedes na capital: as duas centrais com automóveis novos e usados, além da oficina, que atende cerca de 70% de todos os veículos Ford do Paraná. Porém, na área de caminhões, a Slaviero é líder no mercado paranaense, com mais de 90% de participação em todo o Estado.

Com o bom desempenho das duas revendas, as metas da Ford no Brasil estão sendo ultrapassadas no Paraná. Depois de um projeto mundial fracassado e a queda de participação de 23% para 8% no mercado nacional, a Ford apostou na instalação da fábrica em Camaçari (BA) e pretende chegar ao final do ano com uma fatia de 12% do mercado.

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