Comissão convidará Dilma a falar sobre Telebrás

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou hoje um requerimento convidando a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a prestar explicações sobre a possível reativação da Telebrás para ser a operadora do Plano Nacional de Banda Larga e sobre a valorização excessiva das ações da estatal na Bolsa de Valores. A audiência ainda não foi marcada, mas a previsão inicial é de que ocorra no dia 24 de março.

O requerimento, apresentado pelo deputado Indio da Costa (DEM-RJ), também convida o empresário Nelson dos Santos, dono da Star Overseas, que contratou consultoria do ex-ministro José Dirceu. A Star Overseas tem participação acionária na Eletronet, empresa falida que administra as fibras ópticas das estatais de energia elétrica que deverão ser usadas no plano de banda larga.

Também serão convidados para a audiência pública o presidente da Telebrás, Jorge da Motta da Silva, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e a presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana.

Em um outro movimento, os partidos de oposição – PPS, Democratas e PSDB – entraram hoje com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo que o órgão abra investigação sobre o envolvimento da ministra Dilma Rousseff e de José Dirceu no processo de reativação da Telebrás. A oposição acusa os dois de crime de improbidade “por terem supostamente beneficiado um empresário que é cliente de Dirceu”.

Voltar ao topo