Comércio faz aposta no romantismo

O comércio varejista está apostando na sensibilidade dos corações apaixonados para vender mais neste Dia dos Namorados. Segundo projeção da Associação Comercial do Paraná (ACP), o volume de vendas deve crescer 4% este ano na comparação com a data no ano passado. Entre os itens mais procurados, destaque para flores, perfume e jantar.

?É claro que a procura por itens como CDs, livros e troca de aparelhos celulares também deve ser grande?, acrescentou o vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro. O preço médio deve ser de R$ 40,00, e o comércio aguarda pagamentos especialmente à vista. ?Mas não tanto como foi no Dia das Mães?, ressaltou Ribeiro.

Segundo leantamento feito pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), tanto as vendas como o valor dos presentes devem crescer este ano. ?Os presentes devem se situar na faixa entre R$ 50 e R$ 100, acima um pouco do que vem se registrando nas últimas datas comemorativas, como o Dia das Mães?, apontou o presidente da Fecomércio, Darci Piana. Os ramos que devem apresentar os maiores movimentos, segundo a Fecomércio, são os de perfumaria, aparelhos celulares, vestuário, flores, livrarias e papelarias, além de restaurantes, casas de espetáculos e motéis.

Promoções

Para vender mais, alguns shoppings de Curitiba continuam apostando em promoções e sorteio de prêmios. É o caso do Shopping Estação, que estará sorteando dez pacotes de viagem para o Resort Club Med Rio das Pedras, no litoral do Rio de Janeiro. Para concorrer é preciso realizar R$ 50,00 em compras, o que dá direito a um cupom. O superintendente do Shopping Estação, Marco Aurélio Jardim, prevê aumento de 64% em volume de venda. ?Esse aumento tão expressivo se deve ao fato do empreendimento estar totalmente reformado e com um número quase 60% maior de lojas?, explicou.

Também o Shopping Crystal Plaza aposta no sorteio de prêmio para atrair mais clientes. A cada R$ 50,00 em compras, os clientes têm direito a um cupom para concorrer ao sorteio de um veículo Fiat Strada 1.3, zero quilômetro, no valor de R$ 28,5 mil. De acordo com a gerente de marketing, Lylian Vargas, a expectativa dos lojistas é de que haja um crescimento de 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Na opinião da gerente, o perfil de compras varia bastante de acordo com a faixa etária dos namorados. ?O público jovem normalmente procura perfumes e cd?s. As jóias são presentes voltados para um público mais adulto. Em contrapartida, as roupas são artigos procurados por ambos os públicos?, afirmou Lylian.

Já o ParkShopping Barigüi aposta em outra estratégia para vender mais. Ao invés de sorteio de prêmios, optou por uma decoração especial na praça de eventos, com obras de artistas paranaenses. O tema não poderia ser outro: ?Coração?. Além disso, foi montado um palco com três horários diários de atrações musicais – tudo para criar um clima romântico e sensibilizar os apaixonados.

Entre os itens mais procurados, a gerência do ParkShopping acredita que os eletroeletrônicos e os celulares continuarão no topo da lista dos mais vendidos, especialmente os celulares com câmeras e MP3 e o i-pod (MP3 da Apple). Para as namoradas, as bijoux retrô e os ponchos serão também opções muito procuradas. Para os namorados, os tênis, calçados esportivos e perfumes devem ter boa procura. O preço médio do presente deve ser de R$ 80,00, e a expectativa de aumento nas vendas é de 16%.

Casados gastam menos que namorados

Os casais de namorados (quem diria!) chegam a gastar até 50% mais que os casados. Além disso, são elas, as mulheres, que mais capricham na hora de presentear – gastam entre 30% e 40% a mais que os homens. Os dados fazem parte da pesquisa desenvolvida pelo PolloShop, que traçou o perfil dos casais e quais são suas preferências para o Dia dos Namorados. ?Há um grande diferencial entre a procura de presente por homens e mulheres, principalmente, na opção de compra entre os namorados e os casados?, destacou o diretor de marketing do PolloShop, Ivo Petris.

Ao analisar o comportamento na hora da compra, a pesquisa revelou também que grande parte dos homens, tanto os solteiros quanto os casados, são bastante indecisos na hora de escolher o que presentear. ?Enquanto a maioria das mulheres já vêm com a idéia do presente, os homens levam muito em consideração a opinião da vendedora?, apontou Petris.

Este ano a média de gasto por presente no PolloShop está projetada em torno de R$ 60,00. Entre os itens que devem ter maior procura vale destacar: lingeries, perfumes, cremes, roupas e cestas de café da manhã para as mulheres, e roupas, ursos gigantes de pelúcia, perfumes e sapatos para os homens. A expectativa do PolloShop é que as vendas aumentem em 25% na semana que antecede a data.

Voltar ao topo