Comerciantes paranaenses estão mais otimistas

O empreendedor do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná está otimista com a possibilidade de crescimento no primeiro semestre deste ano. A constatação é de pesquisa de opinião realizada pela Federação do Comércio do Paraná, quando foram ouvidos cerca de duzentos empresários de todos os portes e de todas as regiões do Estado.

Conforme o levantamento, 83,3% dos empresários do Estado consideram que este primeiro semestre será favorável. No ano passado apenas 58,62% esperavam melhoria para o setor no primeiro semestre de 2009 e 64,89% para o segundo semestre do ano passado.

Uma das explicações para essa mudança de comportamento está nas medidas adotadas pelo governo brasileiro concessão de crédito, disponibilização de recursos, linhas de financiamento, entre outras – para contornar a crise econômica que atingiu o mundo no final de 2008.

“A Selic está no seu menor patamar, a safra brasileira está dentro da normalidade apesar das chuvas localizadas em alguns estados, o emprego está em crescimento. Esses fatores estão influenciando positivamente o empresário do comércio do Paraná”, disse ontem o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana.

O indicador continua o empresário – representa uma maior confiança em relação ao futuro a curto prazo, e pode ser explicado pela gradativa recuperação da economia interna.

Outros fatores que induzem ao otimismo são a realização da Copa do Mundo, com Curitiba sendo uma das sedes de jogos e que deverá aquecer a demanda sobre eletroeletrônicos e outros setores; eleições no segundo semestre do ano, que deverão injetar na economia recursos monetários extras associados às atividades de campanha política, superação da fase mais aguda da crise em vários países, associado à queda dos juros (janeiro de 2009 iniciava com 13,75% e janeiro de 2010 começa com 8,75%) e estabilização de preços.

Cabe destacar, no entanto, que a economia ainda não atingiu o mesmo patamar de desempenho do 1.º semestre de 2008, principalmente a industria exportadora. Os empresários do comércio do Paraná apontaram como fatores importantes que influenciaram o desempenho do seu negócio no 2.º semestre de 2009, os seguintes: redução de alíquotas tributárias, aumento do emprego e queda do dólar, qualidade, diversidade e inovação de produtos, entre outros.

Como pontos fracos para o setor, a concorrência desleal, inadimplência, instabilidade financeira, etc. Como em anos anteriores, as principais dificuldades vivenciadas pelos empresários do comércio no segundo semestre de 2009, para enfrentar a concorrência, foram carga tributária elevada, encargos sociais elevados, falta de incentivos do governo, falta de recursos próprios para capital de giro e problemas de distribuição.