Comerciantes apostam no Dia dos Pais

Embora não se compare ao movimento do Natal e Dia das Mães, o Dia dos Pais promete aumentar as vendas do comércio em agosto, mas há dúvidas de que o desempenho supere o volume registrado no mesmo mês do ano passado. Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas reais do varejo em Curitiba e Região Metropolitana caíram 5,84% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme pesquisa da Federação do Comércio do Paraná. Apesar das projeções otimistas dos shopping centers, seria preciso um crescimento muito expressivo para reverter o desempenho negativo acumulado.

Para o economista Vamberto Santana, consultor da Fecomércio/PR, três fatores contribuem para essa incerteza: a queda na renda média do trabalhador brasileiro (de 12% a 14% no primeiro semestre deste ano); as taxas de desemprego mais altas que no mesmo período do ano passado (em junho, o IBGE apontou que 12,4% da População Economicamente Ativa estava desocupada) e a taxa de juros elevada. O economista cita que a queda da Selic para 24,5% “ainda não é um valor atrativo para o comércio reduzir seus preços, ou seja, as vendas financiadas acabam sofrendo impacto do perfil de juros elevado”.

“As vendas do mês de agosto podem ser melhores que junho e julho, mas não terão condições de superar as vendas de agosto do ano passado”, pondera Santana. O consultor da Fecomércio/PR estima gastos médios de R$ 45 por presente. “É o mesmo valor do ano passado, mas por causa do desemprego, menos pessoas irão ao mercado comprar presentes para os pais, preferindo um almoço em família, um cartão ou apenas um abraço”.

Já o vice-presidente de Serviços da Associação Comercial do Paraná (ACP), Élcio Ribeiro, prevê desembolsos menores que em 2002. “Nesta data comemorativa os presentes são tradicionalmente de pequeno valor relativo e a situação orçamentária das famílias está sendo pressionada pelos aumentos de preços (transporte público, combustível, comunicações, produtos de supermercado etc.)”, comenta. A ACP prevê alta de 10,6% nas consultas ao SCPC (indicador de vendas a prazo) em agosto, comparadas ao mesmo mês de 2002, mas recuo de 2,33% no VideoCheque.

Shoppings

Aparentemente mais otimistas que as entidades de classe do comércio, os shopping centers falam em vendas maiores. Para estimular o consumo, a maioria uniu as liquidações de inverno, com descontos de até 70%, ao Dia dos Pais. O Shopping Crystal, que investiu R$ 400 mil na campanha de liquidação de inverno e Dia dos Pais, sorteará um Corsa 1.8 no dia primeiro de setembro. Cada R$ 50 em compras dão direito a um cupom. “A previsão inicial era aumento de 8 a 10% sobre a campanha anterior, mas acredito que as vendas sejam 15% maiores que no ano passado”, afirma a gerente de marketing Lylian Vargas.

Também juntando a data comemorativa com promoção de inverno, o Shopping Estação projeta incremento de 12 a 15% nas vendas em relação ao Dia dos Pais do ano passado. “Como a data cairá no início do mês, é uma época boa para vendas, porque as pessoas ainda tem dinheiro”, diz a gerente de marketing Leonor Rohnelt. Ela espera fluxo de 20 mil pessoas neste e no próximo final de semana, o que representa alta de 20% sobre a média de público. O Estação investiu R$ 170 mil na campanha publicitária.

O Shopping Mueller estima acréscimo de 11% nas vendas e 13% na circulação de pessoas em virtude do Dia dos Pais. Mesmo sem data definida para a liquidação de inverno oficial, muitas lojas já iniciaram promoções antecipadas. O Mueller concentrou a ação publicitária em 54 outdoors espalhados pela cidade. Já o Shopping Curitiba, espera incremento de 16% nas vendas em relação ao Dia dos Pais do último ano, impulsionado por campanha na mídia.

Celular ainda lidera lista

O telefone celular continua na lista dos presentes mais procurados para o Dia dos Pais. “É a terceira data promocional de varejo mais importante para nós, depois do Natal e Dia das Mães”, informa Marco Antônio Lopes, gerente de marketing da Tim Sul. Para estimular as vendas, a operadora reduziu o preço de alguns aparelhos e lança dois celulares com visor colorido. “Com a campanha e as ofertas, esperamos um aumento de 30% nas vendas em relação ao mês passado”, diz Lopes. De acordo com ele, 75% das novas aquisições devem ser de telefones pré-pagos. O segmento sem conta representa 70% da base de 1,8 milhão de clientes da Tim Sul no Paraná, Santa Catarina e Pelotas.

A Vivo preparou duas promoções para clientes que habilitarem novas linhas ou comprarem um aparelho novo no período de 25 de julho a 17 de agosto. A primeira é o sorteio de 30 viagens, com direito a acompanhante, para um dos seis roteiros turísticos sugeridos (África, Nova Zelândia, Tahiti, Orlando, Aspen ou Caribe). A segunda é um bônus em ligações locais e mensagens de texto entre aparelhos da operadora. (OP)

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