Colheita de girassol sem perdas

Será realizada hoje na sede da Embrapa-Soja, em Londrina, o Treinamento sobre a Colheita da Cultura de Girassol. O evento deve reunir 100 participantes, entre técnicos e colaboradores da Secretaria da Agricultura, Emater-PR, produtores rurais, além de profissionais das co-operativas Cocamar e Corol. O evento, que faz parte das ações previstas no Programa Paranaense de Bioenergia, será realizado em duas etapas.

Pela manhã, no auditório da Embrapa-Soja, será discutida a proposta do programa. Na ocasião, também serão apresentados trabalhos e pesquisas do setor, que estão em andamento. À tarde, os participantes vão se reunir na unidade de pesquisa implantada pelo programa, situada na localidade Água do Bandeirante, no muncípio de Jaguapitã.

Segundo o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, o treinamento é um passo importante no processo de capacitação de técnicos e produtores rurais, envolvidos no programa. ?Precisamos oferecer o melhor treinamento a esses técnicos e produtores rurais no que se refere ao manejo da lavoura de girassol e dos equipamentos utilizados na atividade?, afirmou.

De acordo com Pessuti, os técnicos que atuam no segmento dão assistência às unidades de pesquisa com girassol, implantadas pelo programa. Segundo ele, as unidades foram instaladas nas propriedades dos produtores que colaboram com o programa. ?Queremos as pessoas preparadas, da melhor maneira possível, para evitar perdas na colheita do produto?, concluiu.

Girassol

Considerada excelente matéria-prima para a produção do biodiesel, a cultura também é importante alternativa na geração de emprego e renda para os agricultores familiares.

A pesquisa com o girassol, desenvolvida no Paraná, envolve 35 produtores rurais. Eles são assistidos por técnicos da Emater-PR, com o apoio de pesquisadores do Iapar e da Embrapa-Soja.

O objetivo é conhecer melhor as questões de adaptabilidade da cultura no Paraná. Por isso, são definidos o zoneamento climático, as tecnologias de manejo e a condução das lavouras.

Segundo o coordenador do Programa Paranaense de Bioenergia, Richardson de Souza, o governo do Estado, por meio de parceria com a Embrapa-Soja, busca definir uma matriz de oleaginosas potenciais, que seja produtora de biodiesel. ?Com isso, vamos ter condições de garantir segurança e sustentabilidade ao projeto estadual de produção de biodiesel?, disse.

Produção

A estimativa para a safra 2004/05 é de que o Paraná produza mais de seis mil toneladas de girassol. Caso isso aconteça, a produção da cultura no Estado terá um crescimento de 789%, comparado à safra passada, quando o Paraná colheu 765 toneladas. Da última safra para a atual, a área de girassol no Paraná aumentou 580%. De 743 para 5.070 hectares.

Voltar ao topo