CNI critica fato de discussão do pré-sal ser restrita

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, disse hoje que existe grande expectativa na indústria para a proposta do novo marco regulatório para exploração do petróleo da camada pré-sal. Ele criticou o fato de, até agora, a discussão ter sido mantida dentro do governo, sem a participação de outros setores da sociedade.

“Esperamos que, tão logo seja conhecida a proposta, se promova um amplo debate, lembrando que a decisão final será do Congresso Nacional”, disse Monteiro Neto, que participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).O presidente da CNI afirmou que a exploração da camada pré-sal será uma grande oportunidade para a indústria brasileira.

No entanto, para que o setor possa competir com as empresas estrangeiras, ele defende que sejam dadas condições iguais às que existem em outros países, principalmente em relação à oferta de financiamentos de longo prazo e de juros baixos. “Sem essas condições, não será possível para a indústria (nacional) competir. E nós vamos lutar por isso, esperando que o governo possa responder de forma adequada”, disse.