CMN aprimora regras contábeis para bancos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (31) mudanças na regulamentação das instituições financeiras visando aprimorar as regras contábeis. As mudanças tratam do registro de provisões, contingências passivas e ativas por parte das instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN). As novas regras terão que ser adotadas a partir de 30 de junho deste ano.

Segundo o diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Tombini, a medida representa mais um passo para adequar os processos de regulação e fiscalização do sistema financeiro aos melhores padrões e práticas adotadas internacionalmente. As medidas aumentam o grau de transparência, disse ele, exigindo que as instituições financeiras divulguem um conjunto de informações complementares, como a natureza da obrigação, seu saldo inicial, saldo utilizado e cronograma esperado de desembolsos. "Teremos mais transparência no balanço", ressaltou.

O diretor do BC explicou que as mudanças enquadram as instituições financeiras no padrão contábil internacional – o International Accouting Standard 37 (IAS) – já adotado por várias companhias brasileiras, principalmente aquelas com capital aberto. Todas as cerca 2 mil instituições financeiras terão que adotar as novas regras.

Voltar ao topo