Claro lança 3G no Paraná e em Santa Catarina

A Claro, controlada pela América Móvil, lançou ontem a tecnologia 3G no Paraná e em Santa Catarina. Com isso, passa para 16 o número de estados, além do Distrito Federal, com a cobertura da rede de terceira geração.

“Estamos trazendo os benefícios da banda larga móvel e os serviços de alta velocidade para os usuários paranaenses. Nossa estratégia é conquistar a liderança de mercado e prestar o melhor serviço aos consumidores. Acreditamos que a rede 3G será fundamental para isso”, destacou Eduardo Coutinho, diretor da Claro para a Regional Paraná e Santa Catarina.

Nos dois estados, a operadora detém 17,54% do mercado, com base de 2,1 milhões clientes, segundo dados de junho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para marcar o lançamento da nova rede nas cidades de Curitiba e Florianópolis, a Claro realizou ontem um evento para autoridades, empresariado e sociedade com a presença do presidente João Cox. A operadora utiliza nos dois estados a freqüência 2.100 MHz, leiloada pela Anatel em dezembro de 2007.

A tecnologia 3G da Claro já está presente em 90 municípios, o que, segundo a operadora, significa atingir um público potencial de mais de 53 milhões de pessoas.

Doze modelos de aparelhos já estão disponíveis nos pontos de venda da operadora, além de cinco modelos de mini-modems para uso da banda larga da Claro no computador doméstico ou notebook. De acordo com a operadora, novos modelos entram em breve no portfólio.

3G

A nova tecnologia traz maiores velocidades na transmissão de dados e no acesso à internet pelo celular, via notebooks ou mesmo por meio dos computadores domésticos. Ela permite acesso à internet em banda larga com velocidade de até 3.6 Mbps a partir de qualquer lugar, com total mobilidade.

É possível baixar músicas, jogos e arquivos rapidamente, assistir a trailers, filmes e os canais de televisão do Idéias TV com alta definição de imagem. Na nova geração da telefonia, é possível ainda realizar a Vídeo Chamada Claro 3G – serviço de transmissão simultânea de áudio e vídeo em tempo real.

Para utilizar a nova tecnologia é preciso ter o chip 3G e um aparelho compatível, se o objetivo for usar a banda larga no celular. Para banda larga em laptops ou desktops, deve-se utilizar o chip 3G em uma placa PCMCIA ou minimodem USB.