Ciência e Tecnologia voltadas ao social

Trabalhar a ciência e tecnologia como uma fonte para inclusão social. Esse é o projeto que o Ministério da Ciência e Tecnologia pretende desenvolver nos próximos anos no País. Além disso, promover uma política de descentralização dos recursos do setor, que nos últimos anos, investiu 80% nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Essas informações foram repassadas ontem pelo assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia, Paulo Bracarense, que participou do IV Seminário Paranaense em Gestão da Inovação Tecnológica. O evento, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, visa discutir a aproximação e integração das empresas com os organismos produtores de desenvolvimento tecnológico – indústrias, governo, universidades, centros de pesquisa e entidades de classe.

De acordo com Paulo Bracarense, o ministério investiu no ano passado R$ 600 milhões no setor. Já para 2003, os recursos foram reduzidos pela metade. Bracarense disse que o orçamento foi definido pela gestão anterior, e os dois valores são baixos pela necessidade de investimentos. Ele afirmou que existem cerca de R$ 1,2 bilhão de recursos retidos em alguns fundos e a meta do ministério será conseguir a liberação desses valores para poder fomentar os projetos da pasta.

Outro ponto que deverá ser incentivado pelo ministério é o intercâmbio de tecnologias entre os estados. “Deve acontecer um intercâmbio entre as universidade para a transferência de tecnologias”, afirmou. Da mesma forma, avaliou Bracarense, esse intercâmbio deve acontecer com as empresas. Segundo ele, nos Estados Unidos, 80% dos doutores estão atuando nas empresas, enquanto no Brasil, 85% desses profissionais estão dentro das universidades. Outro investimento será a criação de laboratórios de ciência e informática em escolas públicas, para a formação de massa crítica e incentivo para a inclusão de jovens no processo tecnológico do País.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna