Capital espera liberação de US$ 80 milhões do BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deve liberar empréstimo de US$ 80 milhões solicitado pela Prefeitura de Curitiba. De acordo com o chefe da missão do BID, Rafael Acevedo, as chances de o banco vir a aprovar o pedido de financiamento é de quase 90%. O recurso será utilizado na implantação do Eixo Metropolitano de Transportes, ao longo da BR-476 – antiga BR-116.

O projeto é estimado em US$ 133 milhões – US$ 80 milhões devem vir do BID, US$ 35 milhões da Prefeitura de Curitiba (em obras) e US$ 18 milhões da iniciativa privada. Acevedo afirmou que “sempre há riscos” de o empréstimo não ser aprovado, mas se mostrou confiante. “O projeto tem muitos elementos positivos e há maneiras de defendê-lo. Ele vai trazer muito benefícios para a cidade, desenvolvimento”, apontou. Segundo Acevedo, na avaliação devem ser considerados aspectos sociais, econômicos, ambientais, entre outros. O prazo para a resposta definitiva e liberação do recurso pelo banco é de quatro meses.

Fim da missão

A missão do BID, encerrada ontem, ficou quinze dias em Curitiba. Nesse período, especialistas nas áreas de transporte, circulação viária, meio ambiente, economia e direito analisaram as propostas do projeto.

Se aprovado, o empréstimo do BID será o segundo para o município de Curitiba. O primeiro foi assinado em 1995 e concluído em 2000. Foram emprestados US$ 120 milhões para a reforma do eixo Norte-Sul. De acordo com o supervisor de implantação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Edson Seidel, a sobra de recursos ainda serviu para obras no eixo Leste-Oeste e Circular Sul. O novo empréstimo do BID deverá ser pago em 20 anos – além dos cinco de carência – a uma taxa aproximada de 1,5% de juros ao ano, segundo Seidel. “Os juros são negociáveis”, comentou.

Além da aprovação pelo BID, a Prefeitura de Curitiba precisará ainda abrir processo no Ministério da Fazenda para oficializar o empréstimo. Do ministério, o projeto segue para a Casa Civil e daí para o Senado Federal, onde será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para assim iniciar a operação de crédito. Na esfera federal, não existe estimativa de quanto tempo o processo deve demorar.

O projeto

O projeto compreende trecho de 22 quilômetros entre o Pinheirinho e o Atuba. As obras incluem a implantação de binários e a criação de um novo corredor de transporte, o Eixo Metropolitano, com a utilização de ônibus biarticulados. Está prevista a construção de cinco parques na região norte de Curitiba, além de canchas esportivas e ciclovias, ampliação de um terminal e construção de outros dois.

Estima-se que cerca de 60 mil passageiros passem pelo eixo diariamente, e que o projeto beneficie diretamente cerca de 300 mil pessoas. O prefeito em exercício de Curitiba, Beto Richa, acredita, no entanto, que todo o município, além da Região Metropolitana, serão beneficiados.

O prazo para implementação do projeto é de quatro anos e meio. A meta é iniciar a primeira etapa ainda este ano e concluí-la em onze meses, informou Edson Seidel.

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