Câmbio vai ?matar? muitas empresas

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, afirmou ontem que as empresas ineficientes e obsoletas morrerão com o processo do câmbio valorizado. Segundo ele, será um processo parecido com o que ocorreu há mais de dez anos, quando a inflação começou a cair e o sistema financeiro ficou em grande dificuldade.

?Eu acredito que um número mínimo de empresas, as mais velhas, as mais obsoletas, as que não investiram, as que têm problemas de velhos equipamentos podem morrer nesse processo, que é normal em todo o setor da economia, como aconteceu com os bancos que morreram no fim do período de inflação?, disse Miguel de Jorge, que participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Segundo o ministro, naquele momento, os bancos ficaram quase ?nus? e as ineficiências apareceram. ?Com esse dólar desvalorizado, as ineficiências do setor produtivo agora estão aparecendo. São ineficiências que temos de enfrentar como foi no caso do sistema financeiro?, disse.

Ele lembrou que vários bancos grandes e importantes fecharam ou foram vendidos porque não tinham se adaptado ao processo de queda da inflação. Miguel Jorge citou os casos dos bancos Mercantil, Nacional e Econômico. ?Algumas empresas morrerão com este processo do câmbio?, ressaltou.

Voltar ao topo