Caem exportações do setor automotivo

Brasília (AE) – O setor automotivo registrou queda nas exportações nos dez primeiros meses do ano, segundo os dados divulgados na sexta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no conjunto de informações sobre o comportamento da balança comercial. O setor está incluído no item material de transportes, principal segmento exportador brasileiro, responsável por cerca de 15% das vendas externas.

As exportações de ônibus sofreram uma redução de 36,5% no volume e de 48,1% no valor, na comparação com o mesmo período de 2005. As exportações de tratores caíram 32% em volume e 22% em valor, enquanto as vendas de automóveis tiveram uma queda de 9,3% em volume. De outro lado, o aumento dos preços dos veículos fez com que as exportações subissem 5,8% em valores no mesmo período.

?Nem tudo é maravilhoso?, comentou o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Meziat. ?Todos gostaríamos que as exportações brasileiras estivessem crescendo também em quantidade, mas temos alguns problemas que impedem que as exportações cresçam em quantidade, como, por exemplo, a taxa de câmbio?, disse o secretário. Em contrapartida, de acordo com Meziat, está havendo um aumento do valor exportado e uma diversificação de mercados e de produtos.

Espetacular

Ele admitiu que o resultado da balança comercial reflete o bom momento do mercado internacional. ?O desempenho está sendo espetacular porque o mundo está num momento espetacular?, disse.

Voltar ao topo