Brasil cai em ?ranking? digital

São Paulo (AE) – O Brasil perdeu três posições no último ranking de e-readiness, que mede o quanto os países estão preparados para a economia digital e é divulgado pela IBM e Economist Intelligence Unit. Com 5,07 pontos, num índice que vai até 10, o País ficou em 38.º na lista de 2005, comparado a 35.º no ano anterior. O Brasil foi ultrapassado, por exemplo, pelo México, que subiu de 39.º para 36.º, com 5,21 pontos. Na América Latina, o mais bem colocado é o Chile, em 31.º.

Um dos motivos para a queda do Brasil foi uma mudança de metodologia, que passou a dar um peso maior à difusão de acesso rápido à internet. ?A banda larga é uma infra-estrutura essencial?, afirmou Sergio Lozinsky, líder de estratégia da IBM Business Consulting Services para a América Latina. ?Sob a ótica do estudo, deixou de ser um luxo.?

A Dinamarca manteve o primeiro lugar, com 8,74 pontos, enquanto os Estados Unidos subiram de 6.º para 2.º. A Suécia manteve-se em terceiro e a Suíça pulou de 10.º para 4.º. No 5.º lugar ficou o Reino Unido e, em 6.º, empataram Hong Kong e Finlândia. Para elaboração do índice, são analisados cerca de 100 critérios, divididos em 6 categorias.

Dentre as categorias, o Brasil teve nota mais baixa na de conectividade, com 2,55 pontos. Ela reflete o uso do telefone o total de usuários de internet, a presença de computadores, a existência de lugares públicos de acesso e quais são os custos dos serviços, comparados à renda da população. ?A categoria mede o quanto a população está conectada?, explicou Lozinsky.

A melhora do México no ranking se deu principalmente por causa deste item. Um programa do governo mexicano abriu 3,2 mil centros comunitários de acesso à internet no País. Apesar do discurso brasileiro a favor da inclusão digital, pouco foi feito de concreto. ?Conta muito a atitude do governo para incluir a população?, explicou o executivo da IBM. ?Mas as empresas também têm de ajudar.?

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