Bradesco vence ranking AE Projeções de 2011

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Bradesco foi o vencedor da categoria Top Geral do Ranking AE Projeções de 2011, elaborado pela Agência Estado. Na cerimônia de premiação, ocorrida ontem à noite, o economista-chefe do Bradesco, Octavio de Barros, recebeu o prêmio pelo primeiro lugar na categoria e enfatizou o trabalho de sua equipe, formada por 25 economistas. “O objetivo, em última análise, não é acertar na mosca. Acertar na mosca é um privilégio. O mais importante é acertar a direção”, disse. No ano passado, o Bradesco obteve o primeiro lugar no Top Geral e o segundo lugar no Top Básico.

Em 2010, a primeira posição no Top Básico ficou com a Mauá Investimentos. Mas neste ano, o primeiro lugar na categoria Top 10 Básico ficou com a equipe da Rosenberg Consultores Associados. A economista-chefe da consultoria, Thaís Zara, disse que a premiação da Agência Estado é um estímulo para a instituição. “O prêmio é importante para estimular que cada vez mais acertemos as projeções e para aprimorar os nossos modelos”, afirmou.

Na premiação do ano passado, a Rosenberg Consultores Associados ocupou o ranking em duas categorias: terceira posição, no Top 10 Geral, e quinta posição, no Top 10 Básico. A categoria Top 10 Geral avalia previsões para sete indicadores da economia: inflação (IPCA e IGP-M), taxa básica de juros (Selic), dólar, Produto Interno Bruto (PIB), balança comercial e relação entre dívida pública e PIB. Já a categoria Top 10 Básico considera projeções apenas para três indicadores: inflação, taxa Selic e dólar.

O ranking premia instituições que apresentam as projeções que mais se aproximam do resultado final dos indicadores na média dos quatro trimestres de 2010. Além de vencer o Top 10 Geral, os economistas do Bradesco ganharam também a terceira colocação na categoria Top 10 Básico. Já a Rosenberg Consultores Associados, que foi premiada pela primeira posição no Top 10 Básico, conquistou o quarto lugar na categoria Top 10 Geral.

A Citi Corretora, instituição ligada ao Citibank, ficou com o segundo lugar tanto na categoria Top 10 Geral quanto na Top 10 Básico. Assim como a corretora, sete das 10 instituições premiadas na categoria Top 10 Geral também conquistaram um lugar no ranking do Top 10 Básico.

No Top 10 Geral, o terceiro colocado foi a Votorantim Wealth Management. O quarto lugar ficou com a Rosenberg, enquanto o quinto foi da LCA Consultores que também ocupa a sétima posição no Top 10 Básico. O sexto lugar do Top Geral ficou com a Itaú Asset Management e o sétimo, com o Banco Votorantim, que ficou em décimo no ranking Top Básico. O oitavo, nono e décimo lugares do Top Geral foram, respectivamente, do Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Funcef.

Na categoria Top 10 Básico, o quarto lugar foi da Funcef, enquanto o quinto, foi da BB DTVM. Já a sexta posição foi ocupada pela Ventor Investimentos e a sétima, pela LCA. O oitavo, nono e décimo lugares são, respectivamente, do Banco Fibra, Itaú Unibanco e Votorantim. Esta é a quinta edição do Ranking AE Projeções. Anualmente, a Agência Estado promove também o Ranking AE Empresas e Setores, que premia as empresas que garantiram maior retorno aos acionistas, e o Ranking AE Analistas, que concede prêmios aos profissionais que conquistam melhor retorno financeiro nas carteiras de ações sugeridas a investidores.

Voltar ao topo