Boticário prevê crescimento de 13% este ano

O Boticário, indústria paranaense de perfumes e cosméticos instalada em São José dos Pinhais, deve encerrar o ano com crescimento de 13% na comparação com 2005, quando o faturamento foi de R$ 650 milhões. O índice ficou abaixo do esperado, reconheceu o vice-presidente da empresa, Artur Grynbaum, que reuniu ontem a imprensa para divulgar o balanço do ano. ?O crescimento ficou de fato um pouco abaixo do esperado?, apontou. A empresa esperava um aumento de 16%. Segundo Grynbaum, os jogos da Copa da Mundo atrapalharam as vendas. ?Junho foi um mês praticamente perdido. Shoppings fecharam no horário dos jogos. Para o varejo, venda adiada dificilmente é recuperada?.

De acordo com Grynbaum, na indústria de cosméticos e perfumaria, um dos poucos segmentos que não sentiu a retração nas vendas foi o de ?vendas diretas?, que cresceu mais do que o setor como um todo. ?Enquanto as lojas ficavam fechadas, os catálogos estavam rodando?, comparou. Apesar do crescimento das vendas diretas, O Boticário não tem intenção de entrar neste nicho, garantiu o vice-presidente. ?É um setor interessante, mas não temos projetos nesse sentido. Nosso DNA é de varejo?, brincou.

Em 2006, os investimentos da empresa somaram cerca de R$ 130 milhões, incluindo esforços de marketing e desenvolvimento de produtos, entre eles o Nativa Spa, que exigiu investimento da ordem de R$ 5 milhões, e a linha Active, que teve investimentos de R$ 14 milhões, aplicados principalmente no desenvolvimento de tecnologia, incluindo a nanotecnologia e complexos exclusivos antienvelhecimento e anti-radicais livres. Outra novidade que consumiu boa parte dos investimentos (cerca de R$ 5 milhões) foi o Lily Essence, primeiro eau de parfum da marca, com novo patamar de preço e público.

Capital

Sobre a possível abertura de capital – opção que vem crescendo entre as empresas, entre elas a concorrente Natura -, Grynbaum afirmou que, por enquanto, O Boticário não tem essa intenção. ?Normalmente, as empresas decidem abrir o capital quando querem fazer grandes investimentos e não tem crédito. Não é esse o nosso caso. A gente tem condições de bancar nossos investimentos, temos boas linhas de crédito?, afirmou.

O Boticário conta com 2.383 lojas no País – incluindo as quinze inauguradas este ano. Fora do Brasil, são 61 lojas e mais de mil pontos de venda espalhados por 24 países nos cinco continentes. As vendas internacionais representam 3% do faturamento da empresa. No mercado interno, Grynbaum afirmou que a intenção é abrir 30 novas lojas em 2007. Além disso, algumas unidades podem mudar de endereço, adiantou ele. 

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