Bolsa de Nova York sobe com dados e menor aversão a risco

O mercado norte-americano de ações fechou em alta, depois da divulgação de indicadores econômicos positivos nos EUA. No caso dos índices Nasdaq e S&P-500, esta foi a melhor semana em cinco meses; o Dow Jones teve sua melhor semana desde meados de abril.

"Houve menos sinais de aversão a risco no mercado de crédito, com os preços dos Treasuries (títulos do Tesouro dos EUA) de curto prazo caindo. Isso sugere que o mercado está confortável com as medidas do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) para reduzir o aperto de crédito, e os investidores se sentiram encorajados a assumir algum risco e comprar ações", comentou o estrategista Peter Bookvar, da Miller Tabak.

Os dados bem recebidos pelo mercado foram o de vendas de imóveis residenciais novos (alta de 2,8% em julho, contra previsões de queda de 1,4%) e o de encomendas de bens duráveis em julho (avanço de 5,9%, para previsões de +1,0%).

Ações

Das 30 componentes do índice Dow Jones, 28 fecharam em alta. O destaque foi Alcoa, com alta de 2,57%, em reação ao indicador de encomendas de bens duráveis em julho. As ações do setor de petróleo tiveram bom desempenho, em reação à alta dos preços do produto (Exxon Mobil subiu 2,32%). As ações das construtoras de casas subiram em reação ao indicador de vendas de imóveis residenciais novos. As ações do setor de tecnologia também tiveram boa performance: Intel avançou 2,31% e IBM teve elevação de 1,61%.

No setor financeiro, as ações da Countrywide Financial caíram 4 63%, depois de um analista do Crédit Suisse dizer que os acionistas minoritários não serão beneficiados pela compra de US$ 2 bilhões em ações preferenciais da empresa pelo Bank of America. As ações da rede de televisão Hearst-Argyle subiram 23% depois de o grupo de mídia Hearst Corp. anunciar uma oferta pelos 48% que não controla das ações ordinárias da empresa.

Fechamento

O índice Dow Jones fechou em alta de 1,08%, em 13.378,87 pontos. O Nasdaq encerrou com ganho de 1,38%, em 2.576,69 pontos. O Standard & Poor’s-500 subiu 1,15%, para 1.479,37 pontos. O Nyse Composite avançou 1,35%, para 9.607,04 pontos. Na semana, o Dow Jones acumulou uma alta de 2,29%, o Nasdaq, um avanço de 2,86%, e o S&P-500, um ganho de 2,31%. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo