BNDES tenta aproximação com Banco Europeu de Investimento

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse em Lisboa que durante a sua visita à Europa discutirá uma aproximação com o Banco Europeu de Investimentos (BEI). Trata-se de uma instituição com sede em Luxemburgo, cujo orçamento é de 46 bilhões de euros, aproximadamente seis vezes maior do que a verba disponível pelo Banco Mundial.

"Inexplicavelmente nós temos uma relação muito modesta com esse banco", disse Coutinho. Ele explicou que está em discussão uma linha de financiamento do BEI para o BNDES, para financiar projetos relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"O BNDES tem orçamento de R$ 60 bilhões, mas acreditamos que em 2008, com o PAC, que contém investimentos intensivos em capital, a necessidade de ‘funding’ aumentará", comentou. Ele explicou que o valor da cooperação e a forma exata como isso se dará ainda estão em discussão.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, comentou, também em Lisboa, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Luciano Coutinho no encontro Brasil – União Européia, que o BNDES trabalha na reformulação das linhas de apoio à internacionalização das empresas brasileiras. Sem entrar em detalhes, ele informou apenas que essas linhas terão de ser competitivas com as que estão disponíveis no mercado internacional.

Voltar ao topo