Bancos destacam resistência dos mercados emergentes

O mercado de bônus da dívida de países emergentes segue mostrando uma forte resistência ao nervosismo que atinge os mercados financeiros globais. "Durante o recente estresse nos mercados de crédito globais, os ativos do mercado da dívida de países emergentes tiveram um desempenho destacadamente bom", disse o Deutsche Bank em relatório de pesquisa. "Sustentando a resistência dos ativos emergentes ao estresse nos mercados de crédito está o prolongamento do ambiente macro global e melhora dos fundamentos dentro dos mercados emergentes", continua o Deutsche Bank.

"Como resultado, o aparente comportamento ‘paraíso seguro’ dos ativos de mercados emergentes tem base significativamente de fundamento. Continuamos a ver uma perspectiva favorável para os ativos de mercados emergentes, particularmente os ativos em moeda local", diz o banco. "É improvável que o mercado de crédito de países emergentes esteja totalmente imune a qualquer fraqueza adicional no mercado de crédito global, embora acreditemos que (os ativos emergentes) venham a ter um desempenho melhor", segundo o relatório do Deutsch Bank.

Os fundos dedicados a esta classe de ativos receberam um fluxo de US$ 152 milhões na semana até o dia 11 de julho, encerrando uma seqüência de quatro semanas de declínio, embora o fluxo se mantenha positivo há 12 semanas consecutivas, de acordo com dados da consultoria Emerging Portfolio Fund Research (EPFR). Na semana anterior, o fluxo para aqueles fundos somou apenas US$ 81 milhões. "O fato daqueles fluxos permanecerem positivos, apesar da volatilidade desta semana nos mercados de crédito, indicam que os fatores técnicos continuam sendo de suporte para esta classe de ativos", disse o Barclays Capital em relatório. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo