Banco do Canadá alerta para risco de crise na China

Uma crise no sistema bancário paralelo da China enviaria ondas de choques na economia do Canadá, deprimindo os preços das commodities e ativando uma correção no mercado imobiliário, alertou o Banco do Canadá. Em comunicado, a autoridade monetária afirmou que esse risco de uma crise bancária na China aumentou desde a última avaliação sobre a saúde do sistema financeiro canadense, em dezembro.

Os bancos canadenses têm pouca exposição direta à China, mas eles estão expostos pelos laços com os bancos britânicos, que são muito mais ativos no país oriental, afirmou a autoridade monetária.

O setor bancário paralelo da China preocupa por ter uma regulação mais frouxa e as instituições serem mais alavancadas. E, em caso de crise, os efeitos poderiam ser sentidos na economia internacional. “O resultante declínio na demanda global por commodities e nos preços seria transmitido para o Canadá via sua ampla exposição ao setor de commodities. O choque à demanda agregada global ativaria uma correção no mercado imobiliário do Canadá e estresses relacionados no sistema financeiro doméstico”, explicou o Banco do Canadá.

Os outros principais riscos ao sistema do Canadá, incluindo o de um colapso nos preços do setor imobiliário, juros mais altos e crise do euro, não sofreram alteração desde dezembro, disse o banco. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo