Lavouras

Aumenta a área plantada com soja no Paraná

Vai aumentar ainda mais o plantio de soja na safra de verão 2009/10 no Paraná. As lavouras devem avançar sobre o cultivo de milho e feijão, que devem perder em área plantada. A estimativa é do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, divulgada ontem.

A previsão de produção somente na safra de verão 09/10 é de 20,84 milhões de toneladas de grãos, volume 25% maior que o mesmo período do ano passado, quando a safra resultou em 16,54 milhões de toneladas.

Conforme a pesquisa, a área ocupada com soja na safra de verão avança de uma área plantada de 4,16 milhões de hectares, na safra 08/09, para 4,3 milhões de hectares, a maior área plantada no Estado.

Se houver condições normais de clima, a produção deverá atingir um volume de 13,15 milhões de toneladas, um aumento de 40% sobre a safra passada, podendo consolidar novo recorde no Paraná.

Os produtores estão optando pela soja, pelos preços mais compensadores, maior liquidez no mercado e risco menor na condução das lavouras, avaliou o engenheiro agrônomo do Deral, Otmar Hubner.

Com o avanço da soja, a pesquisa confirma uma redução de 22% na área plantada de milho, que cai de uma área ocupada de 1,27 milhão de hectares na safra passada para 995 mil hectares plantados. Os produtores estão desanimados com os baixos preços do grão no mercado.

Mesmo com redução na área plantada, a previsão de produção é 6% maior em relação à safra de verão do ano passado, quando foram produzidas 6,55 milhões de toneladas do grão. Na safra 09/10 a estimativa aponta para um volume de 6,95 milhões de toneladas de milho na safra de verão.

O feijão da primeira safra também apresenta uma redução de 11% na área plantada, devendo cair de 369 mil hectares na safra 08/09 para 330.600 hectares plantados este ano.

Como no caso do milho, se o clima se mantiver em condições normais, a produção será maior em 34% em relação à safra passada, passando de um volume colhido de 414 mil toneladas na safra passada para 553.646 toneladas na safra 09/10. O plantio de soja no Paraná começa no mês de outubro. E a safra de milho está com 30% da área plantada, e o feijão com 33% da área plantada.

Trigo

O excesso de chuvas que está atingindo o Paraná desde o mês de junho já provocou perdas de 21% na safra de trigo. O potencial de produção da lavoura apontava para uma colheita de 3,5 milhões de toneladas, mas a última estimativa do Deral aponta para um volume a ser colhido de 2,77 milhões.

As lavouras mais atingidas pelas chuvas estão na região norte do Estado, com 34% de quebra na produção e na região oeste, com 29% de quebra na produção. Além do trigo, as chuvas estão prejudicando o rendimento das lavouras de triticale, canola e cevada.

Voltar ao topo