Aperfeiçoamento na gestão dos portos

Brasília (AE) – O Ministério dos Transportes concluiu ontem um ciclo de debates de três dias com representantes de portos e de prefeituras de cidades portuárias sobre medidas que podem ser adotadas para melhorar a gestão dos portos brasileiros. Segundo o diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do ministério, Paulo de Tarso Carneiro, será formada uma comissão, dentro da pasta, para analisar as propostas apresentadas ao longo dos debates. ?Essa comissão vai elaborar um relatório final que será encaminhado ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, para que ele, então, tome as providências que julgar cabíveis?, explicou Carneiro.

Segundo o diretor, as propostas apresentadas nos debates giram em torno de três pontos principais: os critérios para a elaboração de planos-diretores para aperfeiçoar a operação dos portos, mudanças no modelo de gestão dos portos, de modo a aumentar sua eficiência, e a relação entre os portos e as cidades em que eles estão localizados.

Carneiro ressaltou que um dos pontos mais discutidos nos debates diz respeito ao sistema de nomeação dos diretores dos portos. Segundo ele, há diversas sugestões para que esse sistema seja alterado, de modo a permitir uma maior participação das comunidades portuárias na escolha desses diretores (hoje nomeados pelo Ministério dos Transportes). ?Uma das sugestões apresentadas (e que será analisada), é de que os diretores passem a ser escolhidos pelos Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs), que são entidades formadas por representantes dos trabalhadores e das empresas que atuam nos portos e também do poder público?, disse.

Voltar ao topo