Alta da inflação global preocupa Bancos Centrais

Se há dois meses o tema da reunião dos presidentes de bancos centrais na sede do Banco de Compensações Internacionais (BIS), na Basiléia, Suíça, era a perspectiva de desaceleração econômica mundial, no encontro de agora os assuntos hegemônicos devem ser a inflação internacional e o preço dos alimentos e das commodities.

A preocupação entre autoridades monetárias é crescente porque, embora alguns especialistas em mercado julguem que o pior da crise das hipotecas já tenha passado nos Estados Unidos, a inflação não pára de subir em regiões como a zona do euro (15 países da Europa que têm em comum o euro como moeda).

A convicção expressa pelas autoridades monetárias nos últimos encontros realizados na Basiléia é de que o quadro internacional é ainda muito volátil. ?Teremos uma conclusão melhor amanhã. Mas o tema central será inflação?, antecipou um presidente de Banco Central, que pediu para não ser identificado. ?Hoje se fala mais sobre inflação do que possibilidade de recessão. Existe uma demanda de consumo na China, na Índia e também no Brasil?, disse o executivo. O grau de contaminação dos mercados emergentes também deve voltar a ser debatido. ?A crise pode afetar o Brasil?, observou.

Voltar ao topo