Air Canada compra 45 aviões da Embraer

A Embraer divulgou ontem a assinatura de um de seus maiores contratos. A empresa brasileira, quarta maior fabricante de aviões do mundo, vendeu 45 aviões Embraer 190 para a companhia aérea canadense Air Canada. O valor estimado do negócio gira em torno de US$ 1,35 bilhão.

Os canadenses também deixaram aberta a possibilidade para a ampliação do contrato, assinando outras 45 opções de compra que poderão ser transformadas em encomendas firmes no futuro. Nesse caso, o valor do negócio saltaria para US$ 2,7 bilhões em preços atuais.

O contrato, porém, só será cumprido caso a Air Canada saia da situação de concordata (proteção judicial contra credores) em que se encontra hoje. A Suprema Corte de Ontário, no Canadá, já aprovou o programa de reestruturação da dívida da empresa e a tendência é de que o processo de concordata seja encerrado em breve.

As entregas das aeronaves, configuradas para oferecer serviços em duas classes (primeira classe e econômica), estão programadas para começar em novembro de 2005.

O Embraer 190 é o maior avião comercial já produzido no Brasil. A cabine do avião pode ser configurada para até 108 assentos. O jato tem autonomia de vôo de 4 mil quilômetros.

O presidente da Air Canada, Robert Milton, disse que com a aquisição, a empresa planeja oferecer maior freqüência de vôos entre Estados Unidos e Canadá.

Já o vice-presidente-executivo da Embraer Frederico Fleury Curado, disse que a Air Canada torna-se o terceiro cliente no mundo a encomendar o Embraer 190.

Voltar ao topo