A difícil relação com os consumidores

O Procon do Paraná bateu o recorde de atendimentos no ano passado, desde que foi criado, em 1991: foram 160 mil orientações, informações e reclamações.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) atendeu mais de 20 mil consumidores em 2007, além de 23 mil consultas em relação a ações judiciais.

Hoje é do Dia Mundial do Consumidor e, ao que parece, ele não tem muito o que comemorar. A grande quantidade de reclamações no ano passado remete ao fato de que as pessoas estão mais informadas, conhecem melhor os seus direitos, mas por outro lado, leva a crer que os fornecedores estão deixando de cumprir seus deveres e indignando cada vez mais seus clientes.

Depois de 18 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor, a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, diz que houve muitos avanços no setor, como o aparecimento dos chamados recalls, a obrigatoriedade de informações nos rótulos dos produtos, entre outros. Mas o fato de o Procon-PR ter batido o recorde de atendimentos no ano passado não quer dizer necessariamente que as pessoas conheçam os seus direitos na medida certa, na opinião de Ivanira. ?Muitas vezes o consumidor fica estressado com um problema de um produto que adquiriu e acaba nos procurando sem ser preciso?, disse. Por isso, ela recomenda que as pessoas tentem resolver o impasse primeiramente com o fornecedor do produto, para só depois ir aos órgãos públicos. Ela destaca ainda o fato de que não são os consumidores que reclamam demais, mas sim, alguns fornecedores que não têm cumprido com seus deveres. ?Alguns deles ainda não se conscientizaram que o bom atendimento fideliza o cliente?, afirma.

O advogado e contador do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), Lázaro Rosa da Silva, acha que ainda há poucas reclamações porque muitos consumidores não conhecem seus direitos. ?A maior parte deles não reclama porque acha que nada vai ser resolvido. Muitos nem conhecem o código. Falta uma disseminação maior dos direitos do consumidor. Quanto mais reclamações, mais as autoridades verão que a mudança é necessária?, orienta o consultor.

Feira

O Procon-PR vai realizar uma feira de serviços, na próxima segunda-feira, em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor. A idéia é dar orientações às pessoas que passarem pela Boca Maldita, das 9 às 17 horas. Na ocasião, também estarão presentes técnicos da Copel, do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) e da Sanepar.

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