É preciso coibir “lavanderia” nos bingos, alerta ministro do Trabalho

Brasília – O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, vai se encontrar nesta quarta-feira (16) à tarde com uma comissão de representantes do movimento pela legalização dos bingos. A reunião, segundo ele, deve ocorrer entre 16 horas e 17 horas.

Após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ministro afirmou que há uma equipe estudando uma solução para o assunto. Disse que a legalização ajudaria a sanar um sistema que anda ?corrompido?, mas frisou que uma eventual mudança na legislação não pode servir para acobertar lavagem de dinheiro.

?Não basta só a legalização. Temos que implementar uma série de medidas que evite também que os bingos não cumpram sua função, que sejam utilizados por pessoas que tenham por objetivo usá-los como uma espécie de lavanderia. Temos muito cuidado nessa área para não deixar que uma aparente geração de empregos possa acobertar atos não legais?, declarou Lupi.

Trabalhadores de bingos fazem manifestação hoje na Esplanada dos Ministérios, reivindicando a regulamentação das casas de bingo. O ato é organizado por entidades ligadas à Força Sindical. De acordo com os organizadores, cerca de 15 mil pessoas se reuniram na Esplanada. Para a Polícia Militar, são 10 mil.

O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, lembrou que os bingos geram 120 mil empregos diretos e a legalização dará ao trabalhador acesso a todos os direitos previstos em lei, além de evitar crimes. ?A regulamentação contribuiria para acabar com crimes como lavagem de dinheiro?.

Voltar ao topo