Dunga fecha parte de treino que deve definir substituto de Kaká

Foto por: Fabrice Coffrini

O técnico Dunga autorizou a presença dos jornalistas por apenas 20 minutos no treino da tarde desta quarta-feira no Saint Sthithians College, zona norte de Johannesburgo, no qual deve definir a equipe para a partida da próxima sexta-feira contra Portugal, quando não poderá contar com Kaká, que foi expulso na vitória de 3-1 sobre a Costa do Marfim.

A imprensa acompanhou apenas o aquecimento e a tradicional roda de bobo dos jogadores, além do treinamento à parte do volante Elano, que deu voltas ao redor do gramado enquanto os companheiros trabalhavam com bola.

Até o momento, sabe-se que o único desfalque certo no Brasil é Kaká, expulso contra os marfinenses. O treinador tem três alternativas para substituir o camisa 10 no jogo contra Portugal. A primeira é a entrada de Nilmar no ataque, com Robinho atuando como armador. As outras são as entradas de Julio Baptista ou Daniel Alves na meia.

Mas como Dunga sempre deixou claro que o reserva de Kaká é Júlio Baptista, a balança parece pender favoravelmente ao jogador da Roma.

No caso de Elano, se o volante, que já fez dois gols na Copa, for vetado ou poupado, o treinador poderá optar entre Ramires ou Daniel Alves.

Alguns jornalistas brasileiros que conseguiram assistir de longe ao coletivo da seleção indicaram ter visto Júlio Baptista no lugar de Kaká e Daniel Alves substituindo Elano no time titular.

O volante deixou o jogo contra a Costa do Marfim de maca, depois de sofrer uma falta muito violenta. Ele disse que faria de tudo para enfrentar Portugal, mas como o Brasil já está classificado para as oitavas de final pode até mesmo ficar de fora.

A seleção embarca às 20h30 (15h30 de Brasília) para Durban, local da partida contra Portugal na sexta-feira.

Por decisão da Fifa, nem Brasil nem Portugal terão direito ao treino de reconhecimento de gramado no estádio Moses Mabhida. Assim a seleção vai treinar na quinta-feira em outro estádio da cidade, o Princess Magogo. Apenas a entrevista coletiva do técnico Dunga foi mantida para o local do jogo.

Como a partida está marcada para as 16h (11h de Brasília), a seleção volta a Johannesburgo ainda na noite da sexta-feira.

O Brasil precisa apenas do empate para garantir a primeira colocação do Grupo G. Se isso acontecer, a seleção volta a campo na próxima segunda-feira, no estádio Ellis Park, o mesmo da estreia contra a Coreia do Norte (2-1) para uma partida das oitavas de final.

O adversário do Brasil na segunda fase sai do Grupo H, entre as seleções do Chile, Espanha e Suíça.