Duas cidades do Sudoeste recebem obras de saneamento

O governador Roberto Requião e o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, entregaram nesta quinta-feira (25) obras de saneamento em Francisco Beltrão e Dois Vizinhos. Essas obras vão permitir que, até o final de 2006, 60% da população conte com coleta e tratamento de esgoto em cada um dos municípios. ?Temos que lembrar que investir em saneamento é investir em saúde, pois 80% dos atendimentos do SUS são em função de enfermidades infecto-contagiosas provocadas pela falta de saneamento?, explicou Requião.

O governador destacou que 10% do total investido em Francisco Beltrão são da Sanepar e citou a Tarifa Social, como um dos exemplos dos programas sociais implementados nesta gestão. Requião lembrou que ?em oito anos de governo anterior, apenas 37.500 empregos foram gerados?. Já, desde que assumiu, há três anos, o governador enfatizou que esse número foi para 310 mil, todos com carteira assinada. ?Cada tostão poupado é investido nos pequenos municípios?, explicou.

Stênio afirmou que a cidade de Francisco Beltrão ficou abandonada por um longo período, mas que agora, com os investimentos, em especial os da Sanepar, da ordem de R$ 9,3 milhão, ?o município fica numa posição privilegiada?. O presidente explica que, atualmente, o índice de atendimento com serviço de esgoto é de 38%. Com os recursos aplicados nestas novas obras, o índice salta para 60%.

O prefeito Vilmar Cordasso apontou como um grande desafio para o município continuar avançando no setor de saneamento. Para ele, ?é questão de coerência permanecer nesta parceria com o governo do Estado, pois só a população tem a ganhar?.

Dois Vizinhos

Em Dois Vizinhos, a cerca de 50 quilômetros de Francisco Beltrão, foram entregues as obras de ampliação do sistema de esgoto sanitário, que permitirão a, aproximadamente 7 mil habitantes, também contar com saneamento. Stênio Jacob, disse que a ampliação da rede coletora de esgoto é extremamente importante para o município e explicou que o índice de atendimento com serviço, antes de 31%, passa para 60%. ?Para que isto fosse possível, houve a determinação ferrenha do governador?, analisou.

?Investir em saneamento é investir em prevenção à saúde?, revelou Stênio, e enfatizou que Dois Vizinhos, com o índice alcançado no serviço de coleta e tratamento de esgoto, passa a atender à recomendação da Organização Mundial de Saúde. O presidente fez questão de ressaltar que esse investimento jamais seria possível se a Sanepar ainda estivesse sob o comando da iniciativa privada.

Voltar ao topo