Donos de imóveis regularizam ligação de esgoto em Guaratuba

Desde que a Força-Tarefa de Proteção Ambiental começou seu trabalho em Guaratuba, em 1.° de dezembro, 417 proprietários de imóveis regularizaram a ligação de esgoto na rede da Sanepar e outros 429 já procuraram a empresa para regularizar a situação. As visitas da força-tarefa têm por finalidade localizar e orientar os proprietários de imóveis que mantêm ligações irregulares ou clandestinas de esgoto, evitando, assim, os problemas de balneabilidade no litoral do Paraná.

Por conta da ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Guaratuba, desde o início de 2006, o município tem 3.325 novas ligações disponíveis. Dessas, 1.734 não haviam feito a ligação à rede da Sanepar ou estavam em situação irregular até o início de dezembro. Em 20 dias de atuação da força-tarefa, esse número caiu para 1.317. Ao todo, o município tem perto de 20 mil ligações de água e 10 mil de esgoto, o que faz com que 98,70% da população urbana seja atendida com água tratada e 50,77% já têm à disposição a rede de esgoto.

A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, lembra que a balneabilidade das praias depende também dessas ligações. ?É fundamental que a população se conscientize sobre a importância da ligação à rede?, afirma. ?Porém, a qualidade da água depende também do lixo que é jogado nos canais de drenagem e galerias de águas pluviais e dos animais na areia.?

A força-tarefa é um trabalho conjunto entre Sanepar, Força Verde (Batalhão de Polícia Ambiental e Instituto Ambiental do Paraná), Ministério Público e Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Guaratuba. Os integrantes da força-tarefa orientam o usuário a firmar termo de compromisso da ligação. Caso contrário, é emitida, pelo IAP, a autuação e o termo circunstanciado. ?Em situações em que se constata poluição direta às galerias pluviais ou de drenagem, o usuário é multado de imediato?, declara a diretora.

A força-tarefa não tem data para ser encerrada. Maria Arlete orienta aos proprietários dos imóveis, já notificados, que necessitem de mais informações que telefonem para 3453-6093 ou 3442-1016.

Custo da ligação

Em outubro de 2004, a Sanepar baixou em 88% a taxa de ligação de esgoto. O objetivo da empresa foi garantir o acesso ao serviço ao maior número possível de pessoas. O preço da ligação foi reduzido de R$ 121,19 para R$ 14,80, e pode ser parcelado em até seis vezes. Para os inscritos na Tarifa Social da Sanepar, esse valor pode ser parcelado em até 12 vezes.

Voltar ao topo