Dois soldados americanos mortos no Iraque em 48 horas

Dois soldados norte-americanos foram mortos no Iraque nas últimas 48 horas em incidentes separados, elevando para 3.008 o número de baixas de militares dos EUA no país desde a invasão em março de 2003.

Segundo um comunicado do comando militar americano levado a público neste domingo (07), o primeiro soldado foi morto ontem em um bairro à sudoeste de Bagdá por arma de fogo.

O segundo militar morreu na última sexta-feira devido a ferimentos sofridos em um enfrentamento com insurgentes na província de Al Anbar, a oeste do país.

Estas novas vítimas surgem no momento em que o governo prepara um ambicioso plano de segurança para acabar com as atividades dos grupos insurgentes sunitas contrários ao Executivo, assim como das milícias xiitas, das quais se suspeita que estejam infiltradas na polícia iraquiana.

O primeiro-ministro do país, Nuri al Maliki, disse ontem que este novo plano, concentrado principalmente na cidade de Bagdá – onde se produz a maior quantidade de atos violentos – será encomendado ao Exército iraquiano, sem que se saiba claramente qual será o papel da polícia.

Voltar ao topo