Disque Idoso do Paraná recebeu 318 denúncias no primeiro semestre

O Disque Idoso do Paraná (0800-41-00-01) recebeu 318 denúncias e reclamações de idosos durante o primeiro semestre deste ano. O serviço telefônico é ligado a um banco de dados a disposição da população para prestar informações, orientações e fazer encaminhamentos das reclamações, denúncias e até de elogios em relação ao idoso e aos serviços prestados a ele.

A atuação do Disque Idoso será reforçada aos participantes da Mobilização Paranaense sobre o Envelhecimento (III Move), nesta quinta-feira (29), no Centro de Convenções de Curitiba, pela coordenadora do serviço, Shirley Follador Scremin.

Além da apresentação do Disque Idoso, outras atividades fazem parte da programação comemorativa a Semana do Idoso, que será encerrada no sábado (1º), com a caminhada ?Pelo respeito à pessoa idosa no trânsito?, no Calçadão da Rua XV. Envelhecer com saúde e envelhecimento social são temas de outras palestras.

?O Disque Idoso não resolve problemas, mas ajuda as pessoas a resolvê-los, buscando e mostrando os caminhos mais adequados?, afirma Shirley, que fará ainda um histórico do serviço à platéia, apresentando os vários tipos de atendimentos.

O Disque-Idoso começou a funcionar no Paraná em 1997 como um programa, denominado Siga (Sistema de Informações Gerais). Hoje é um serviço prestado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), por deliberação do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), seguindo indicação do Fórum Regional-Sul dos Direitos do Idoso.

A partir de 2002, o programa passou a ser específico sobre os idosos, com o nome de Disque-Idoso. ?Foi uma exigência da comunidade e do Conselho Estadual do Idoso?, lembra Shirley.

O Disque-Idoso, já com a proposta de garantir o direito à informação e à cidadania, bem como o acesso aos serviços de saúde, funcionou num primeiro momento no Instituto de Ação Social do Paraná (IASP), de outubro de 2003 a maio deste ano, até mudar para o endereço atual, na sede da SETP.

?A mudança foi para agrupá-lo a outros serviços prestados ao idoso, voltados à população em geral e não apenas àqueles em situação de risco, além de ficar mais próximo ao Conselho do Idoso?, justifica o secretário do Trabalho, Padre Roque Zimmermann.

Ao receber a denúncia, anônima ou não, o Disque Idoso faz a averiguação sobre a sua veracidade, através do órgão responsável mais próximo da ocorrência, normalmente pelo serviço social dos municípios e, em seguida, a encaminha ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências.

Atuação

No primeiro semestre do ano, as principais chamadas ao Disque Idoso do Paraná foram sobre negligência e abandono pela família (cônjuge ou filhos). Incluindo a apropriação indébita da aposentadoria ou outro benefício, cárcere privado, ameaças e abuso de trabalho.

Em seguida, num total de 97 denúncias, vêm as agressões físicas e verbais (maus-tratos), quase sempre relacionadas ao consumo de álcool ou drogas por quem deveria cuidar do idoso. O Disque Idoso recebe em média 12 ligações por dia, a maioria à procura de informações.

Serviços:

O Disque Idoso do Paraná (0800-41-00-01) funciona das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Além desse serviço, as pessoas que tenham uma denúncia poderão procurar o Conselho dos Direitos do Idoso (Cedi), pelo telefone (41) 3324-4685, o Ministério Público (Núcleo de Defesa do Idoso), pelos fones (41) 3250-4000 ou 3250-4794, ou ainda entrar em contato com a Polícia Civil (pelo 147) o Polícia Militar (190).

Voltar ao topo