Disputa incerta

O governador gaúcho Germano Rigotto afirmou em São Paulo, ao participar de evento empresarial, que deverá inscrever-se para disputar as prévias do PMDB para a indicação do candidato do partido à Presidência da República.

A única dúvida de Rigotto, entretanto, vem dos rumores do adiamento das prévias para o mês de maio. A data sugestiva das mesmas é fevereiro, limite que os governadores devem observar para a desincompatibilização. Consta que o presidente Michel Temer teria recebido um apelo de remanejar as prévias para maio.

Há quem diga que o adiamento interessa de perto ao ministro Nelson Jobim, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que somente poderá se afastar do cargo em abril, e é o candidato preferencial de uma ala do partido.

Nesse caso, Rigotto enfatizou estar fora das prévias por não ver sentido em sair do governo do Rio Grande do Sul na duvidosa condição de candidato a candidato. Além disso, reconhece também a vantagem do ex-governador Anthony Garotinho, pelo fato de sua candidatura anterior.

O governador Roberto Requião também é citado entre os prováveis candidatos do PMDB, mas até o momento tem sido reticente sobre seus propósitos eleitorais para o próximo ano. A crescente dificuldade do partido em administrar a questão, dizem os mais chegados ao governador, já o levou a decidir-se pela reeleição, embora o anúncio oficial não tenha data para acontecer.

Voltar ao topo