Direitos e deveres do cidadão são debatidos com educadores

A terceira edição do Cidadania em Rede, programa promovido pela Coordenadoria de Direitos da Cidadania (Codic), da Secretaria da Justiça e da Cidadania, debateu com educadores, pedagogos e diretores de escolas públicas, uma série de ações que visam esclarecer direitos e deveres dos cidadãos. ?É necessário adquirir a maior gama de informações a respeito de ações de cidadania, para assim repassar aos seus grupos e formar uma sociedade consciente?, disse o secretário Aldo Parzianello aos participantes.

Para a coordenadora da Codic, Sandra Goreti Moraes, esses encontros tem o objetivo de cumprir as funções do órgão, com vários segmentos da sociedade. ?Apresentamos profissionais de diversas áreas, para transmitir esse conhecimento técnico, social e funcional para outros grupos que tentam se organizar em suas comunidades?, esclareceu Sandra. ?No setor da Educação ainda há muita carência de informações sobre programas de cidadania. E nossa meta é torná-los multiplicadores desses conhecimentos?, concluiu a coordenadora.

A advogada Maria Clayde Alves Pace abordou os direitos humanos e fundamentais, tomando como base a Constituição. ?É um dos preceitos básicos de cidadania ter conhecimento da Constituição?, ressaltou. ?Os princípios constitucionais são a síntese dos principais valores de ordem jurídica?, completou a advogada.

Participante desde a primeira edição do Cidadania em Rede, João Julião de Oliveira Júnior, presidente de uma entidade que trabalha com programas de cidadania em Pontal do Paraná, relatou seu trabalho nas escolas e com algumas comunidades de sua cidade. ?Eu acredito na formação de um país, de um Estado e de um município melhores, com iniciativas como essa da Secretaria da Justiça e da Cidadania, educando a todos para repassar aos nossos jovens, amigos, vizinhos e pessoas que acreditam numa vida melhor e mais justa?, comentou João.

Até 2 de dezembro, a Codic promoverá novos encontros todas as sexta-feiras (ver programação no anexo), com profissionais da área de Educação. Informações para participar dos eventos podem ser obtidas pelo telefone (41) 3221-7252, com Sandra ou Tamara.

Voltar ao topo