Dilma Rousseff anuncia no Sul recursos do FAT para indústria calçadista

Porto Alegre – O governo federal vai ajudar o setor coureiro-calçadista com a liberação de R$ 400 milhões de financiamento, em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A informação é da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, acrescentando que o anúncio oficial do pacote de medidas será feito na próxima semana, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"As empresas do setor que necessitam de capital de giro serão incluídas no empréstimo disponibilizado pelo Banco do Brasil", afirmou hoje (16) a ministra. As linhas de crédito, com taxas de até 2,8% ao mês, terão um ano de carência e prazo de 12 meses para o pagamento. "Estamos tratando aqui, no Rio Grande do Sul, do caso calçadista, que tem uma grande utilização de mão-de-obra e um elevado grau de exportação. Mas o programa não é exclusivo desse setor", destacou.

Dilma Rousseff participou da reunião do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e ressalvou que não está prevista alteração na política cambial: "O governo está atento ao controle da inflação e do câmbio flutuante, mas não deverá atender nenhuma reivindicação nesse sentido".

Após o encontro com o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, e com representantes dos 111 sindicatos do setor industrial gaúcho, a ministra participa nesta noite da cerimônia de posse da diretoria da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Voltar ao topo