Dia da Independência leva 30 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios

Brasília – A parada comemorativa aos 184 anos da Independência brasileira levou cerca de 30 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, segundo a Polícia Militar (PM). O público foi o mesmo registrado no ano passado. Em cerca de duas horas e meia, as pessoas assistiram tranqüilamente ao desfile.

?Não houve nenhuma ocorrência grave. Foram registradas apenas 15 casos de crianças perdidas e três pessoas que passaram mal?, informou o comandante da Polícia Militar (PM) Antônio Serra, um dos responsáveis pelo policiamento local. Segundo a PM, cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes a esta edição do evento.

Aos 62 anos de idade, o ciclista que se identifica como ?Gabriel Brasileiro? pedalou de Minas Gerais até Brasília, em uma uma viagem que demorou nove dias. ?Pela terceira vez, venho participar dessa festa cívica. Isso é fundamental pelo sentido de patriotismo e civismo?, diz. Na bicicleta havia três retrovisores, buzina, lanternas, pneus extras e outros instrumentos que o ajudaram a completar o trajeto com segurança.

Além do tradicional desfile com a participação de civis e militares, o público pôde ver uma réplica do avião 14 Bis, projetado pelo brasileiro Santos Dumont.  A peça foi cedida por empresário goiano, que a construiu por causa da comemoração, este ano, do centenário do vôo.

O major da Aeronáutica Francisco Garonce representou o aviador brasileiro e desfilou na réplica que, segundo ele, fazia os mesmos movimentos do avião original. ?Para muitos, estar aqui não teria significado nenhum. Mas, para mim, que conheço muito a história de Santos Dummond, tem um significado especial. Estou muito emocionado?.

Dois aviões-caça Mirage 2000-C sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios, junto com outro quatro caças do mesmo modelo da força aérea francesa. As aeronaves foram adquiridas do governo francês por meio de um acordo de cooperação entre os dois países e chegaram à Base Aérea de Anápolis (GO) na última segunda-feira (4).

Voltar ao topo