Dia começa com atrasos nos aeroportos de São Paulo

A situação era complicada às 7h15 para os passageiros que tentavam embarcar ou esperavam por parentes e amigos no saguão de desembarque no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), os passageiros começaram a ser chamados para embarcar às 6h, mas os vôos só saíram meia hora depois. Nove chegadas estavam atrasadas. Eram vôos de Cuiabá, Salvador, Belém, Recife, três de Guarulhos (SP), João Pessoa e Rio de Janeiro. Nas partidas, havia cinco atrasos nos vôos que seguiriam para Porto Alegre, Vitória, Curitiba, Fortaleza e Goiânia. Segundo o brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero, não há possibilidade de a situação se normalizar nos principais aeroportos das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país até 14h.

Apesar dos atrasos nos vôos (vários deles de até uma hora) e o saguão de check-in estar com movimento acima do normal, o clima entre passageiros e funcionários das empresas aéreas não era dos piores. Nenhum incidente foi registrado. Vários vôos que deveriam ter saído ontem de Congonhas foram cancelados ou transferidos para hoje.

No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo, havia pelo menos 17 pousos e decolagens atrasados, segundo a Infraero. O que ocorre hoje é reflexo da pane que afetou o sistema de controle de vôos do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) I, em Brasília, às 10h de ontem.

Em Congonhas, a chuva agravou o problema ontem. A pista do aeroporto ficou com nível de água acumulada acima do tolerável e os pousos e decolagens foram suspensos por quase duas horas. A operação de vôos no aeroporto foi encerrada somente à 1h30 da madrugada de hoje, ou seja, uma hora além do horário habitual (0h30). Para completar, um suposto problema técnico causou um apagão nos painéis do aeroporto à 1h15.

Em Brasília, as filas hoje são grandes e muita gente reclama das informações desencontradas, mas não há confusão entre passageiros e atendentes dos balcões da empresas aéreas.

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