Detran/PR faz blitz educativa na 15ª München Fest, em Ponta Grossa

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) estará presente na 15ª München Fest alertando os visitantes sobre os perigos de dirigir embriagado. O evento, que começa nesta sexta-feira (26) e segue até o dia 5 de dezembro, em Ponta Grossa, aguarda um público de 180 mil pessoas nos dez dias de programação.

A ação do Detran/PR se concentrará na entrada do estacionamento do Centro de Eventos de Ponta Grossa, nos dois finais de semana de festa. Os motoristas receberão material educativo específico sobre os riscos de beber e dirigir, combinação que é responsável por mais da metade dos acidentes de trânsito.

De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 217 acidentes envolvendo motoristas alcoolizados somente em Curitiba, numa média de 33 acidentes por mês. Mas o número é muito maior, pois esta estatística do BpTran considera apenas os motoristas que aceitaram fazer o teste do bafômetro no local do acidente.

O diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida, explica que essa atividade é mais um esforço do Detran/PR no sentido de conscientizar a população, especialmente os jovens, que bebida e direção não combinam. "Mais da metade dos acidentes de trânsito com vítimas são causados por motoristas embriagados e, mesmo assim, muitos continuam a arriscar as vidas nas ruas, dirigindo depois de ter bebido", analisou. "Nossas ações visam tanto conscientizar esses motoristas do perigo que correm quando dirigem alcoolizados, quanto acabar com a tolerância da sociedade em relação a este crime de trânsito".

Campanha

Esta ação na München Fest dá continuidade à campanha realizada pelo Detran/PR contra a combinação álcool e direção. Em setembro, o Detran/PR percorreu os bares das principais cidades paranaenses com a Campanha de Doação de Órgãos, que relacionou as mortes por embriaguez no trânsito com o transplante de órgãos.

Segundo a Central Estadual de Transplantes, os mortos no trânsito são os maiores doadores de órgãos do Paraná. "A mensagem é: se você não dá valor à própria vida, faça um bem para uma pessoa que quer continuar vivendo", explicou Almeida.

Na München Fest, o Detran/PR distribuirá um folder que contém estatísticas de acidentes e fotos de pessoas que receberam órgãos de mortos no trânsito por embriaguez, além de uma carteirinha que convida a pessoa a se tornar um doador de órgãos.

Voltar ao topo