Desemprego cai e rendimento médio da população aumenta em dezembro

Rio – O número de desempregados nas seis principais regiões metropolitanas do país diminuiu de 2,131 milhões em novembro para 1,840 milhão em dezembro. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje, pela primeira vez desde a implantação da consulta, em março de 2002, o resultado mensal ficou abaixo da faixa de dois milhões de pessoas.

O comércio foi o setor que mais contribuiu para a redução do número de desempregados no mês de dezembro. Foram 3,996 milhões de trabalhadores contratados, com um crescimento de 1,6% em relação a novembro.

Segundo o coordenador da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, Cimar Azeredo, o emprego temporário foi o que mais contribuiu para o crescimento do número pessoas empregadas em dezembro. Ele chamou atenção, no entanto, para outros indicadores positivos da pesquisa que mostram um quadro de mudança significativa da qualidade do mercado de trabalho no último mês de 2005.

Cimar Azeredo destacou o aumento do número de trabalhadores com carteira assinada que ficou em 8,268 milhões, um crescimento de 2% em relação a novembro; a redução do número de trabalhadores sem carteira assinada, de 3,118 milhões, uma variação de menos 1,1%; e o aumento no rendimento médio da população ocupada que avançou 1,8% em relação a novembro, situando-se em R$ 995,40.

O coordenador atribui os bons resultados em dezembro à queda da inflação, associada a um período de estabilidade no setor, de junho a novembro. Ele disse que prefere esperar os resultados da pesquisa de março para saber se os excelentes números de dezembro são conseqüência da sazonalidade, comum nesta época do ano, ou o início de uma movimentação positiva do mercado de trabalho nas seis principais regiões metropolitanas do país.

Voltar ao topo