Descarrilamentos provocam vazamento com álcool combustível

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) atenderam nesta quarta-feira (04) dois acidentes envolvendo vazamento de álcool combustível. Um deles causou o vazamento de 500 litros do combustível na ferrovia que liga Ourinhos a Londrina, próximo ao município de Ibiporã.

O outro acidente derramou aproximadamente 10 mil litros de álcool na BR 153, que liga Jacarezinho a Ourinhos, São Paulo. Ambos não causaram impactos ambientais, portanto não houve autuação dos envolvidos.

No acidente ocorrido na ferrovia, quatro vagões de uma locomotiva da empresa América Latina Logística (ALL) tombaram no quilômetro 197, causando o vazamento de combustível. Um dos vagões estava vazio; os outros três transportavam álcool das empresas Shell (dois vagões) e Esso (um vagão) para o Rio Grande do Sul.

Estavam sendo transportados 138 mil litros de álcool. Apenas um dos vagões tombados vazou, pertencente à empresa Esso. No momento do acidente foram colocados tambores para recolher o líquido, impedindo assim a contaminação do solo.

O outro acidente, no quilômetro 4 da BR 153 que liga Jacarezinho a Ourinhos/SP, derramou aproximadamente 10 mil litros de álcool na rodovia. O vazamento foi provocado por uma colisão ocorrida na noite de terça-feira entre um caminhão da empresa Perdigão, que transportava frios, e um caminhão da empresa Guirra Transporte Rodoviário, que transportava 35 mil litros de álcool.

No acidente, o caminhão carregado com combustível tombou derramando o líquido na BR 153. O álcool acumulou-se em uma vala às margens da estrada e evaporou, não causando impacto ambiental. A carga pertencia à empresa Destilaria de Álcool Ibaiti Ltda e tinha como destino a Petróleo Ipiranga, em Ourinhos, São Paulo.

Os técnicos do IAP estavam acompanhando, durante a tarde desta quarta-feira, a transferência do restante da carga dos dois acidentes para caminhões das empresas responsáveis.

 
Voltar ao topo