DER apreende mais 6 ônibus clandestinos no Paraná

O governo do Estado está reforçando o trabalho para combater o transporte irregular de passageiros nas rodovias paranaenses. É o que mostra o balanço da operação da fiscalização do mês de junho, divulgado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria dos Transportes. Os números apontam 63 notificações e 6 apreensões, dos 447 veículos abordados durante as blitze realizadas.
Para o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, as ações do DER são de grande importância e estão dando bons resultados. “Apesar da grande procura pelos serviços irregulares e não certificados, as blitze do DER estão conseguindo diminuir a incidência desta prática criminosa”, afirma.

Parceira na campanha contra o uso do transporte irregular, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) aponta a pirataria no transporte, aliada às altas tarifas de pedágio, como a principal razão para a fuga de passageiros das empresas regularizadas. “O que os passageiros não podem esquecer é que o valor menor da passagem pode representar riscos e danos irreparáveis”, diz Thadeu Castello Branco, diretor da Fepasc.

O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, lembra que existem critérios para que um veículo de transporte de passageiros receba o aval do departamento para operar. “São verificadas as condições mecânicas e toda a documentação do veículo e da empresa que executa o serviço. Além disso, são observados a exigência de horários e o padrão de qualidade do serviço ofertado”, conta.

Segurança

A principal preocupação da operação é a segurança dos usuários do transporte intermunicipal e também dos demais motoristas que trafegam pelas rodovias paranaenses. “Afinal de contas, se verificarmos dados estatísticos do DER, os veículos irregulares foram responsáveis por 82 dos 190 acidentes causados por ônibus nos cinco primeiros meses do ano”, aponta o secretário Waldy Pugliesi

Voltar ao topo