Deputados correm para finalizar partes do relatório final da CPI dos Correios

Os sub-relatores da Comissão Parlamentar Mista dos Correios vão se dedicar esta semana à finalização de seus pareceres finais. O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), já anunciou oficialmente que pretende apresentar o relatório global da comissão na terça-feira (21).

A CPI foi instalada em junho para investigar fraudes dentro Empresa de Correios e Telégrafos, mas foi ampliada para investigar a origem e o uso de recursos de caixa 2. Em novembro, foi prorrogada no último momento após a decisão de vários parlamentares retirarem suas assinaturas. Agora, o prazo da comissão para votar e aprovar o resultado das investigações termina no dia 15 de abril.

As quatro sub-relatorias aceleram os seus trabalhos. São elas: Fundos de Pensão, do deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA); Instituto de Resseguros do Brasil, do deputado Carlos William (PTC-MG); Normas de Combate à Corrupção, do deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS); e Contratos, do deputado José Eduardo Cardoso (PT-SP).

O parecer final da sub relatoria de fundos de pensão, do deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) é o que está mais adiantado. Ele anunciou que a primeira versão de seu relatório, já quase concluído, será apresentado ainda hoje ao relator Osmar Serraglio. O documento final, no entanto, com os pedidos de indiciamento, será entregue somente na quarta-feira (15).

Nesta semana, as sub-relatorias de Contratos e do IRB da CPMI dos Correios vão realizar as suas últimas audiências. Antes de concluir seu parecer, a sub-relatoria de Contratos ainda quer ouvir funcionários e ex-funcionários das empresas Beta. A Beta é suspeita de manipular licitações dos Correios juntamente com a Skymaster, outra empresa de transporte aéreo. A sub-relatoria de Contratos deve apresentar seu relatório na sexta-feira (17).

A sub-relatoria do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) ouve amanhã (14) o ex-presidente do IRB Demosthenes Madureira de Pinho Filho e o ex-diretor financeiro do órgão José Eduardo Batista. Relatório do Tribunal de Contas da União mostra que o IRB teve prejuízos no período em que os dois estavam na direção do instituto.

Na quarta-feira, A CPI dos Correios também vai ouvir o depoimento, pela segunda vez, do publicitário Duda Mendonça, peça fundamental para concluir o relatório global da comissão, informou o relator Osmar Serraglio. Na ocasião, Duda Mendonça deverá falar sobre as divergências entre a versão que apresentou à comissão sobre sua relação com os recursos do empresário Marcos Valério e as informações obtidas a partir da análise dos dados de suas contas no exterior.

Voltar ao topo