Deputado diz que PSDB não dará carta branca a governo Lula

O deputado federal José Aníbal (PSDB-SP) afirmou nesta terça-feira (24) que seu partido não dará carta branca "para um governo gastador", ao se referir ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Vamos respaldar a ação dos governadores em querer a ampliação dos limites de endividamento, mas é bom deixar claro que o PSDB tem de ser uma oposição ativa e não vai ficar dando recursos para um governo gastador", destacou o parlamentar, numa referência ao desejo de Lula de conquistar o apoio dos governadores para aprovar, por mais quatro anos, a prorrogação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) e da DRU.

Os tucanos defendem a redução gradual da alíquota da CPMF, dos atuais 0,38% para 0,08% num prazo de cinco anos e a partilha dos recursos com Estados e municípios. Além da partilha da CPMF, o PSDB também defende um aumento no repasse dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), cobrada em transações com combustíveis, aos Estados e municípios.

Aníbal disse também que por ser um partido de oposição, o PSDB não pode perder a meta de atender os interesses do povo brasileiro. "Não podemos perder nossa identidade e ficar dando poderes (aprovando medidas que impliquem em maiores recursos para o governo federal) para o governo Lula ficar conspirando contra a oposição", emendou.

Voltar ao topo