Delúbio tem obrigação de delatar envolvidos em irregularidades, diz Berzoini

O secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, disse que o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares tem a obrigação de delatar as pessoas envolvidas no esquema de financiamento irregular de campanha operado por ele dentro da estrutura do partido. "Ele tem obrigação, perante o partido e perante a nação de explicar tudo o que ocorreu", afirmou, ao chegar na manhã de hoje ao Diretório Nacional do PT na capital paulista, onde será ouvido pela Comissão de Ética da sigla. "Se tiver alguém para del atar, que delate".

Segundo Berzoini, o ex-tesoureiro está em uma situação "muito crítica", caracterizada pela inadequação da gestão financeira e pela falta de preocupação com o futuro do partido. Apesar de apontar Delúbio como principal responsável por esta situação, o sec retário-geral também atribuiu às dificuldades ao ex-presidente do PT José Genoino e à Executiva Nacional da sigla.

Berzoini também voltou a defender a expulsão do ex-tesoureiro da legenda, apesar de insistir na necessidade deste processo ser conduzido de forma cautelosa, de acordo com o estatuto petista. "Eu tenho dito que o sr. Delúbio certamente será expulso. Estou antecipando meu voto no Diretório Nacional, antecipando minha opinião sobre o que ocorrerá no Diretório Nacional. O que ele fez é muito grave", informou.

O secretário disse ainda que acredita que já existam indícios suficientes para que comece a ser estudada também a expulsão de outros petistas, envolvidos nas denúncias de corrupção. "Os fatos já revelados demonstram que existem condições para mais expulsões. Só não quero antecipar nomes para não criar polêmicas desnecessárias neste momento", afirmou, acrescentando que os petistas que integram as chapas da eleição interna do partido, marcada para setembro, deveriam pedir o afastamento para evitar também que o pleito seja prejudicado.

Voltar ao topo