Delcídio pedirá que STF não conceda mais habeas-corpus aos depoentes da CPI

O presidente da CPI do Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), disse há pouco em entrevista coletiva que pretende se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, para solicitar que o tribunal não mais conceda habeas-corpus preventivos para os depoentes da CPI, como aconteceu com o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, o ex-secretário-geral do partido, Sílvio Pereira e o empresário Marcos Valério de Souza.

Os integrantes da CPI, segundo Delcídio, avaliam que o recurso de os depoentes não se manifestarem sobre assuntos que possa incriminá-los tem comprometido as apurações da comissão. "Os depoentes têm o direito de obter os habeas-corpus, assim como eu tenho a prerrogativa de recorrer. Vamos fazer uma visita ao ministro Nelson Jobim e vamos tomar providências", disse o senador.

O tema, segundo ele, será tratado na reunião administrativa a portas fechadas que a CPI realiza neste momento. Há expectativa de que, após decidirem alguns pontos consensuais, os membros da CPI abrirão a reunião à imprensa para votar requerimentos.

Na entrevista que concedeu, Delcídio afirmou que vai sugerir, durante a reunião, que a CPI interrompa a tomada de depoimentos nas próximas duas semanas e concentre os trabalhos na análise dos documentos já recebidos.

Voltar ao topo