Delazari quer criar policiamento especial em regiões de fronteira

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, quer criar um policiamento especial para combater os crimes cometidos na fronteira com o Paraguai. O Gerenciamento de Fronteira (Gefron) deve ser implantado inicialmente nos municípios de Guaíra, Telêmaco Borba, Foz do Iguaçu e Barracão, se for aprovado.

“Nestas regiões os crimes são totalmente atípicos. Boa parte dos problemas de Segurança Pública do Estado é gerada nestes locais”, explicou Delazari. Por isso, o objetivo do projeto é usar um policiamento exclusivo e treinado especialmente para tratar de problemas como tráfico de drogas e de armas e roubo de cargas, carros e caminhões.

Para a implantação do novo policiamento serão necessários caminhões, viaturas, motos, aviões e helicópteros. Por isso, Delazari esteve nesta semana em Brasília em busca de recursos para o projeto, que deve custar cerca de R$ 10 milhões. Ele se reuniu com representantes do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional da Segurança Pública. “O dinheiro para financiar este modelo de policiamento deverá vir da Senasp”, explicou o secretário.

O Gefron será formado pelas polícias Civil e Militar do Paraná e o objetivo de Delazari é convidar a Polícia Federal, as receitas Estadual e Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica e outros órgãos ligados à segurança no Brasil, inclusive o Instituto Ambiental do Paraná e a Secretaria do Meio Ambiente, para que façam parte do projeto e possam ajudar no policiamento.

Um programa parecido com este já está em funcionamento no Mato Grosso. “A idéia se tornou um sucesso inclusive para a recuperação econômica de regiões que estavam dominadas pelo tráfico e que com este trabalho mudaram totalmente sua economia”, disse o secretário.

Voltar ao topo